Honka em Honkanak

Honkanak é uma criação longínqua do mundo de Honka, uma personagem que encarnei e por quem me deixei apaixonar.

sábado, fevereiro 17, 2007

Faça uma pausa...

As horas já se acumulam e o tempo parece parado. Enquanto redigia o meu trabalho para História da China decidi pesquisar algumas citações que poderiam ser interessantes para introduzir o meu tema. Resultado: perdi-me. Os meus olhos cansados dispersaram a minha mente e eis que me deparo com uma série de provérbios chineses que fixaram novamente o meu olhar. Decidi guardá-los aqui, porque não? Pequenas frases dizem mais que mil palavras juntas que tentam dar sentido a cada uma delas. Tal como uma imagem vale mais que mil palavras (para usar um provérbio), um provérbio vale mais que mil explicações! Que a verdade seja dita!

"Quem conhece os outros é sábio. Quem conhece a si mesmo é iluminado"

"Sem o fogo do entusiasmo não há o calor da vitória"

"Sofrimento é igual a consentimento"

"Se os teus olhos se perderem nas estrelas não verás as pedras do caminho"

"Um homem sábio aprende mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma pergunta sábia"

"A vida não é o corpo, da mesma forma que a água não é o copo que a contém"

"A imaturidade é mãe da precipitação, avó do erro, bisavó do arrependimento"

"A maior de todas as torres começa aqui do solo"

"A adversidade é o espelho que reflecte o verdadeiro eu"

"A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito"

"As águas causalosas do rio cantam o louvor da sua força. As nuvens que as formam vão em silêncio no céu"

"Ás vezes as palavras mais significativas são aquelas que não são ditas"

"Despreze o conhecimento e faça todos pagarem pela sua ignorância"

"Ficando de costas para a luz pouco se vê para além da nossa sombra"

"Foi atravessando os rigores do inverno que o tempo chegou à primavera"

"Hábitos são inicialmente teias de aranha, depois fios de arame"

"Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos"

"Macia é a língua e fica. Duros são os dentes e caem"

"Não temas o progresso lento, receia apenas ficar parado"

"Não permita que os problemas de ontem e o medo de amanhã destruam o dia de hoje"

"Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol"

"O amor por uma pessoa deve incluir os corvos do seu telhado"

"O rio entrega todas as suas águas ao oceano e nem por isso está vazio"

"O que o homem inferior procura está no outro. O que o homem superior procura está em si mesmo"

"O tempo é dono das revelações"

"O caminho mais curto para se realizar as coisas é fazer uma de cada vez"

"Planos não substituem acções"